5 em 1 - Xadrez / Trilha / Damas / Ludo / Jogo da Velha
Categoria Bondinho
-
2 a 2
-
30 minutos
-
a partir de 6 anos
XADREZ
O xadrez é um jogo de tabuleiro de estratégia abstrata que representa a guerra medieval em uma placa de 8x8 com a alternância de quadrados claros e escuros. Peças opostas, tradicionalmente designadas brancas e pretas, são inicialmente alinhadas em ambos os lados. Cada tipo de peça tem uma forma única de movimento e a captura ocorre quando uma peça, através do seu movimento, ocupa o quadrado de uma peça do oponente. Os jogadores se revezam em movimentar uma de suas peças na tentativa de capturar, atacar, defender, ou desenvolver as suas posições. Jogos de xadrez pode terminar em xeque-mate, renúncia, ou em um dos vários tipos de empates. O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, jogado por milhões de pessoas em todo o mundo em casa, em clubes, on-line, por correspondência, e em torneios. Entre dois jogadores altamente qualificados, o xadrez pode ser uma coisa bonita de se ver, e um jogo pode proporcionar uma grande diversão, mesmo para iniciantes. Há também uma vasta literatura de livros e periódicos sobre xadrez, tipicamente com jogos e comentários por mestres de xadrez.
A forma atual do jogo surgiu no sul da Europa durante a segunda metade do século 15 depois de evoluir de um jogo similar, bem mais velho, de origem indiana. A tradição de xadrez competitivo organizado começou no século 16. O primeiro campeão mundial de xadrez oficial, Wilhelm Steinitz, reivindicou seu título em 1886. O xadrez também é um esporte reconhecido do Comitê Olímpico Internacional.
TRILHA
Trilha, ou Moinho, é um jogo antigo e jogado há por vários anos em todo o mundo. Era mais popular cerca de quinhentos anos atrás e foi jogado por monges em igrejas, bem como em vilas por toda a Inglaterra.
O jogo é para dois jogadores. Um jogador tem nove peças pretas, o outro tem nove peças brancas. O primeiro jogador a reduzir o seu adversário para duas peças ganha.
Na primeira fase do jogo, os jogadores se revezam colocando suas peças no tabuleiro, tentando fazer uma linha de três. Uma vez que todas as peças foram colocadas, os jogadores podem deslizá-las, tentando fazer uma linha de três. Sempre que um jogador faz uma linha de três, ele remove uma peça de sua escolha do oponente. Quando um jogador tem apenas três peças restantes, ele pode mover para qualquer ponto no quadro, a fim de bloquear de forma mais eficaz o adversário vencedor e fazer uma linha de três. Assim que um jogador fica com apenas duas peças, o adversário vence.
DAMAS
É um dos jogos mais conhecidos e praticados em todo o mundo. As regras, na forma como a conhecemos hoje, surgiram com o nome de “Fierges”, na Baixa Idade Média. O jogo acabou se tornando muito popular e se espalhou para o resto do mundo como conseqüência da expansão européia, mas, há informações que remetem a sua origem ao Antigo Egito. Com o objetivo de capturar todas as peças do adversário, este jogo consegue entreter crianças e adultos de todas as idades. Como num jogo de Xadrez, aquele que conseguir antecipar, em estratégia, o maior número de jogadas, possui maior chance de vencer a partida. Estimula e exercita a percepção abstrata espacial, a criatividade, o raciocínio e a relação do jogo e da brincadeira como um agente cultural e social vivo, dinâmico e afinado com o nosso tempo.
LUDO
Pachisi é o jogo nacional da Índia que data de cerca do ano 400 e se mantém popular até hoje. Cada jogador tem um set de peões e começa no seu canto do tabuleiro. O objetivo é mover os peões ao longo do tabuleiro até levá-los para sua "casa". Movimentos são controlados por dados. Os jogadores se movem pelo mesmo tabuleiro, permitindo jogadas de "captura" de peças adversárias (que as mandam de volta para o início) bem como bloqueios. O vencedor é aquele que chegar com todos os peões primeiro na sua "casa".
JOGO DA VELHA
O jogo da velha é um jogo de tabuleiro antigo e simples, que pode ser jogado por duas pessoas. O objetivo do jogo é preencher uma grade de 3 por 3 com símbolos, geralmente são usados os símbolos "X" e "O", o jogador deve posiciona-los de forma que um jogador consiga obter três símbolos iguais em linha reta, seja na horizontal, na vertical ou na diagonal, antes do outro jogador.
Para começar o jogo, é necessário desenhar uma grade com 3 linhas horizontais e 3 linhas verticais, formando um total de 9 células. Cada jogador escolhe um símbolo, geralmente um X e um O, e decide quem vai começar o jogo.
O primeiro jogador coloca o seu símbolo em uma das células vazias da grade. O segundo jogador então faz o mesmo, e os jogadores alternam até que todas as células sejam preenchidas ou um dos jogadores consiga completar uma linha, coluna ou diagonal com seus símbolos.
Se um jogador conseguir obter três símbolos em linha reta, ele vence o jogo. Se todas as células forem preenchidas e nenhum dos jogadores conseguir completar uma linha reta, o jogo termina em empate.
O jogo da velha é um jogo de estratégia simples, mas que pode exigir bastante concentração e raciocínio lógico para se conseguir a vitória. É um jogo muito popular em todo o mundo, especialmente entre crianças e jovens, e pode ser jogado em papel e lápis, em um tabuleiro físico ou em versões digitais disponíveis em computadores e smartphones.